A culpa é da sua postura, mas e daí?
É mais fácil terceirizar a culpa e assim você não fazer nada por isso.
Aposto que você também já adotou a ideia de culpabilizar a sua postura de longas horas de trabalho sentado no computador - como se fosse normal - pelas suas dores e mau alinhamento da coluna. Uma tática bem pensada, uma vez que jogando a culpa em uma terceira pessoa (vulgo, postura), pode-se julgar como uma vitima e não como culpada.
Mas eu vim aqui para te ajudar de verdade (ou estragar as coisas, dependendo do ponto de vista). Te livrar de duas ideias ainda mais antigas que arruinaram com a saúde do homem moderno. Siga lendo por mais 2 minutinhos e depois tire suas conclusões.
Não existe boa postura
Levar as sacolas de compras do mercado até o carro pode ser uma atividade simples para os braços, mas levar até a sua casa sendo ela cerca de 3 km a pé, se torna um desafio sem mudar a posição dos braços.
Apesar de não enxergar um peso visível, manter o corpo em pé contra a ação da gravidade é uma atividade que exige esforço. Por horas, esse esforço é elevado a milésima potência.
Já percebeu como passado um tempo, seu corpo começa a se mexer sozinho, como se quisesse se alongar? Isso porque o corpo humano foi desenvolvido para o movimento. O caçar, plantar, colher, correr… para a sobrevivência. Ficar sentado por horas no foco é tudo menos movimento ou sobrevivência. A invenção da cadeira veio, assim como o cigarro, para destruir a qualidade de vida e provocar doenças. As telas e tecnologia vieram para intensifica-las.
Portanto esqueça a ideia de que existe uma postura correta, como um soldado da rainha, e que precisa estar nela por 8 HORAS ao menos de forma plena. O corpo é dinâmico e precisa estar em constante movimento, por isso a melhor postura é a próxima do qual você adota. Se movimente mais, varie suas posturas e posições e as dores sequer aparecerão como sinal de alerta para você lembrar que é vivo.
Seu corpo apenas se prostra em relação ao estímulo que você oferece a ele.
A culpa é sua (e dos seus hábitos)
A grande maioria das doenças e dores de ordem musculo esqueléticas advém de maus hábitos. Sedentarismo, muitas horas sentado no trabalho - e quando quer descansar é sentado no sofá, alimentação pobre e sono de péssima qualidade.
A forma como sua coluna adota é apenas consequência de comportamentos repetitivos que por anos você tem. Mesmo que nos esportes, sempre adota a posição de flexão do tronco. Acha que precisa fortalecer o abdome para ter alivio nas dores na lombar e para isso vai a academia fazer inúmeros abdominais.
De forma inconsciente, desde a infância nos condicionam a ficar sentados para prestar atenção na aula e ali começam a podar a dinâmica do corpo que quer movimento. Com o avançar da idade e da responsabilidade, mais tempo de foco e menos de movimento. E o corpo? Você já sabe. Cada vez mais cedo os problemas posturais e de dores na coluna.
A solução?
A primeira delas e a mais importante é pegar a responsabilidade para você! Hoje a postura pode ser algo estético, mas amanhã certamente será de dor que te impede de fazer o que mais ama ou o que tem como dever no seu melhor empenho. Não negligencie o que o corpo te fala (ele te da sinais o tempo todo e a dor é uma delas) para não deixar a bomba explodir. Ninguém melhor do que você para agir sobre seu corpo e sua saúde.
Mantenha-se mais ativo: levante com mais frequência da estação de trabalho e mude de posições. Não tem problema sentar em cima da perna, pernas cruzadas, desde que seja mudada com frequência as posições. Se movimentar melhora inclusive níveis de oxigênio no cérebro e te trará mais foco posteriormente.
Tenha a opção de sentar sobre uma bola para trabalhar: ela trás instabilidade, o que faz seu corpo ficar mais ativo e melhorar movimentação de quadril. Até seu core estará trabalhando de forma indireta e sua lombar com muito menos pressão.
Esqueça cadeiras caras e gamers. Quanto mais confortável, mais você se afunda nela e fica horas ali na mesma posição. Isso não tem nada de saudável.
Utilize de rotinas de mobilidade como parte da sua rotina. Quinze minutos de manutenção de movimento é como escovar os dentes para manter a higiene bucal. Lubrifica as articulações e oxigena tecidos por todo o corpo, inclusive as partes que nem sabe que existe movimento no dia a dia sentada.
A solução está em você. Não adianta jogar a culpa no acaso ou no vírus da postura que te pegou.